Início > Uncategorized > O Vencedor. Acho que você vai gostar desse filme.

O Vencedor. Acho que você vai gostar desse filme.

Ontem assisti ao filme O Vencedor (The Fighter), com excelente atuação de Mark Wahlberg, Christian Bale e Amy Davis.

Particularmente gosto de filmes que retratam a vida de boxeadores. Sendo esse filme o relato das vidas de dois personagens, a carga de mensagens é bem mais forte, principalmente por terem retratado as situações de maneira tão exemplar.

O Vencedor conta a história familiar de Micky Ward e seu irmão Dickie Eklund.

Não é objetivo desse post fazer qualquer spoiler, mas apenas convidar você para assistir com uma análise do comportamento humano bastante interessante.

Para mim o filme fala sobre o poder da egrégora1, no sentido de que se não fazemos escolhas conscientes, deixamos nos levar para, talvez, onde não queiramos ir.  Por mais que o meio social em que vivemos queira que tenhamos sucesso, a falta de gerenciamento sobre nossas opções pode criar frutos diferentes do que imaginamos. Daí a importância da decisão e da escolha feita pelo veículo correto (tema para um próximo post).

A obra também mostra como é importante obter um ponto de vista externo à nossa situação para que consigamos refletir sobre nossa realidade de maneira, digamos, mais panorâmica. Você também vai se lembrar da célebre frase Por trás de todo grande homem há uma grande mulher ao ver algumas cenas.  Aliás, é impressionante como nos filmes sobre boxeadores (do clássico Rocky, um Lutador, passando por A Luta pela Esperança) o papel das mulheres como catalisadoras das grandes realizações é relevante na vida dos protagonistas. Um retrato do que acontece na realidade, claro, para os que têm a mente aberta, sensibilidade mais apurada e o privilégio de ter uma pessoa carinhosa e atenta ao seu lado.

Assista ao filme. Você vai gostar.

 

1 Egrégora provém do grego egrégoroi e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. Todos os agrupamentos humanos possuem suas egrégoras características: todas as empresas, clubes, religiões, famílias, partidos, etc. (Texto extraído do livro Tratado de Yôga, do Educador DeRose)

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: